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Como lidar com gatilhos? - Clínica Jequitiba
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Como lidar com gatilhos?

O que é um gatilho?

Os gatilhos podem ser pessoas, aromas, lugares, substâncias nocivas ou qualquer outra coisa que sirva de lembrete para emoções intensas ou perturbadoras. Muitas vezes, os gatilhos são lembretes que colocam as pessoas em um lugar mental e emocional de angústia, dor, raiva, frustração e outras emoções fortes. No caso de dependência e recuperação, os gatilhos costumam ser algum tipo de estímulo interno ou externo que faz com que o ex-viciado deseje usar drogas ou álcool novamente.

Os gatilhos são facilmente identificáveis ​​pela maneira como alguém reage a algo. Por exemplo, gatilhos podem ocorrer quando alguém se lembra de um evento ou quando uma experiência desconfortável acontece. A experiência pode fazer com que alguém ataque, quebre ou lide de maneiras prejudiciais.

Disparados: Externos e Internos

Os gatilhos podem ser divididos em duas categorias: interno e externo. Ambos podem impactar fortemente o indivíduo. Os gatilhos externos e internos incluem:

 

  • Vergonha / culpa / raiva / arrependimento
  • Depressão e ansiedade
  • Inconsistência
  • Perda de controle
  • Desgosto, perda de emprego ou luto
  • Estresse ou medo
  • Insegurança
  • Locais específicos (casa, ruas, cidades, países)
  • Trauma / TEPT e abuso
  • Julgamentos

 

Existem outros gatilhos, como visões, cheiros, conflitos, agressões, notícias, livros e memórias que podem causar perturbações em nossas vidas.

Gerenciamento de gatilhos: habilidades de enfrentamento saudáveis

Existem maneiras saudáveis ​​de lidar com gatilhos. Um dos passos mais importantes para identificar gatilhos e gerenciá-los de maneira saudável é ter consciência de si mesmo. Ser autoconsciente permite que as pessoas entendam a força motriz por trás de seu comportamento. Os métodos simples recomendados para gerenciar efetivamente os gatilhos incluem:

 

  • Exercício
  • Em repouso
  • Terapia ou aconselhamento
  • Meditação ou atenção plena
  • Passar tempo com pessoas positivas
  • Beber água ou chá para relaxar / hidratar
  • Ingressando em um grupo de suporte
  • Comer refeições nutricionais
  • Usando distrações positivas
  • Reformulando atitudes ou percepções negativas

 

 

Práticas como a atenção plena permitem que as pessoas se concentrem no agora, colocando sua mentalidade no momento presente. Isso incentiva o desapego de experiências dolorosas ou angustiantes e pode reduzir o estresse. Maneiras saudáveis ​​de gerenciar gatilhos permitem que os indivíduos prosperem sem recorrer a mecanismos de enfrentamento prejudiciais que podem prejudicá-los ou a outros.

 

Gerenciamento de gatilhos: habilidades de enfrentamento prejudiciais

Métodos de enfrentamento não saudáveis ​​podem piorar os gatilhos que podem se manifestar como estresse, ansiedade e depressão. Em muitos casos, indivíduos que não encontraram mecanismos de enfrentamento saudáveis ​​podem entrar em comportamentos tóxicos ou desenvolver hábitos tóxicos. Os gatilhos não tratados podem criar hábitos perturbadores e desestimulantes que podem afetar fortemente indivíduos e entes queridos. Alguns exemplos de gerenciamento de gatilho não íntegro incluem, entre outros:

 

  • Raiva mal direcionada
  • Violência
  • Abuso emocional, psicológico, sexual, financeiro e mental
  • Dando desculpas por comportamento prejudicial
  • Automutilação
  • Desenvolvendo compulsões comportamentais
  • Abuso de substâncias nocivas
  • Compulsão alimentar ou beber
  • Mentira / Negação
  • Explodindo com raiva ou raiva
  • Amizade com pessoas que abusam ou vendem drogas ou álcool

 

O que causa gatilhos?

Os gatilhos podem ser positivos ou negativos, embora os gatilhos negativos possam ter os efeitos mais prejudiciais. Existem gatilhos comuns que podem levar à frustração, relacionamentos desfeitos, depressão, isolamento e, em alguns casos, suicídio. Os gatilhos podem se tornar um problema se forem frequentes e se houver dificuldade em lidar com eles. Por exemplo, uma criança que cresceu em uma casa abusiva pode se sentir ansiosa quando as pessoas discutem ou brigam. Dependendo do envolvimento dele ou dela no conflito familiar, podem sentir medo e atacar, como mecanismo de defesa.

Emoções como raiva, culpa, irritabilidade e baixa autoestima podem surgir quando os indivíduos são desencadeados, entrando em espiral em vários comportamentos e compulsões. Infelizmente, a natureza dos gatilhos emocionais ou mentais pode ser muito profunda e pode ser traumatizante. Alguns podem pressionar os indivíduos a adotarem maneiras pouco saudáveis ​​de lidar, como autoagressão e danos a outras pessoas.

Encontre uma solução habilitada

Os gatilhos podem fazer com que as pessoas desenvolvam uma “resposta de fuga ou luta”.

A terapia ou o tratamento de gatilhos angustiantes podem reduzir a probabilidade de desenvolver compulsões preocupantes e distúrbios. Os terapeutas em instalações de reabilitação podem oferecer às pessoas ferramentas e ideias que podem ser úteis, enquanto combatem emoções e compulsões preocupantes. Os indivíduos podem aprender novos e saudáveis ​​mecanismos de enfrentamento. Além disso, indivíduos que sofrem de distúrbios do uso químico podem encontrar ajuda para diminuir o risco de recaída, como a terapia cognitivo-comportamental para ajudar os indivíduos a controlar seus impulsos. Grupos de pares oferecem apoio e empatia enquanto alguém se recupera.

Entre em contato com um profissional de tratamento hoje para encontrar seu caminho para a paz e a sobriedade.

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